quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SEGURANÇA NA COZINHA - FAQ'S


Quais os acidentes mais suscetíveis de ocorrerem na cozinha?
Queimaduras com água, óleo ou alimentos quentes, na porta do forno, ou com lume vivo se as roupas da criança se incendiarem. Queimaduras com produtos corrosivos como a soda cáustica ou o abrilhantador da máquina da loiça. Intoxicações com detergentes e outros produtos perigosos. Cortes com facas ou objetos cortantes. Eletrocussão se um pequeno eletrodoméstico é utilizado perto do lava loiças – água e eletricidade não ligam! Quedas no chão molhado ou escorregadio.
Que características deve ter uma barreira de proteção?
Uma barreira de proteção ou cancela deve cumprir a Norma Europeia para artigos de puericultura. Não pode ser escalável, nem deve ter intervalos entre barras verticais superiores a 6 cm. O topo deve ser liso, sem saliências para que não possa aprisionar a cabeça ou peças de roupa se a criança tentar trepar. Prefira modelos com portinhola, que o adulto consiga abrir só com uma mão quando tem um bebé ao colo. Verifique se o modo de fixação é compatível com as características das ombreiras das portas.
Porque guardar os detergentes ou outros produtos perigosos num armário alto e fechado à chave? 
Quase todas as famílias guardam estes produtos no armário por baixo do lava-loiças.  Não é o mais indicado por ser de fácil acesso à criança. Guardá-los num local alto dificulta o acesso às crianças, sobretudo mais pequenas.  É preferível um armário fechado à chave ou com um fecho de segurança - dá mais tempo ao adulto para atuar.  A chave nunca deve ficar na porta.

Coloque as suas dúvidas, que a APSI responde....

Sem comentários:

Enviar um comentário