segunda-feira, 16 de setembro de 2013

TEMA DA SEMANA - SEGURANÇA NOS PASSEIOS SOBRE RODAS


Dicas de Segurança para evitar quedas, atropelamentos e outros acidentes graves:

As crianças devem usar capacete sempre que brincam “sobre rodas” seja nos patins, na trotineta, no triciclo ou na bicicleta (mesmo com “rodinhas”), seja nas cadeirinhas das bicicletas dos pais.
Escolha um capacete que apresente a marcação CE. Garanta que é um equipamento de proteção, aprovado de acordo com as normas de segurança europeias (EN 1078).
O capacete deve ser adequado ao tamanho da cabeça e ficar bem ajustado. Para as crianças prefira um modelo regulável. Coloque-o centrado na parte superior da cabeça, e nunca inclinado (para a frente ou para trás), e de forma a não prejudicar a visão e a audição. Coloque uma das correias pela frente da orelha e a outra por trás e aperte-as bem justas por baixo do queixo.
Lembre-se que o exemplo dos adultos é fundamental! Sempre que andar de bicicleta ou patins, use também um capacete!
Deve transportar as crianças pequenas  na sua bicicleta, numa cadeira apropriada. Escolha uma cadeira com as costas altas, para que a cabeça da criança fique bem apoiada, e coloque-lhe sempre o cinto de segurança. Os pés devem estar presos à cadeira, para que não batam na roda traseira da bicicleta. Pode também transportar as crianças num trotey: respeite sempre o limite do peso indicado pelo fabricante e coloque os cintos às crianças.
Escolha locais apropriados para as brincadeiras sobre rodas, afastados da estrada e do transito. 
As crianças mais crescidas, e que já dominam bem os equipamentos, começam gradualmente a utilizar as ciclovias, mas na primeira fase devem ser sempre acompanhadas. Devem usar colete e outros materiais refletores na bicicleta, no capacete, nas calças ou nos sapatos, de dia e de noite, para que os condutores as vejam melhor.
As crianças devem usar calçado apropriado, que não caia dos pés e não possa ficar preso nas rodas – ténis, por exemplo. Pelo mesmo motivo, a roupa deve ser confortável, mas não muito larga. A utilização de joalheiras e cotoveleiras aumenta o conforto e a segurança. 
 
Deixe neste espaço os seus comentários e/ou dúvidas.  O seu contributo é muito importante! 

Com avós prevenidos teremos netos mais seguros!  

Sem comentários:

Enviar um comentário